Outubro: mês da prevenção contra o câncer de mama

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Saúde | Data: 09 out 2012

Tags:, ,

Da Redação

Mulheres com histórico familiar têm de duas a três vezes mais chances de ter a doença. O mês de outubro ficou conhecido como “Outubro Rosa”, uma campanha mundial que chama atenção para os cuidados com a doença.

A doença é conhecida como o câncer que mais mata no país. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, a previsão é de que no Brasil, só neste ano, surjam 52.680 novos casos de câncer de mama, 52 casos para uma população de 100 mil mulheres. No Nordeste, a incidência desse câncer tem sido de 32 casos para 100 mil mulheres.

Os fatores de risco da doença estão relacionados à vida reprodutiva da mulher, como menstruação precoce, mulheres que não tiveram filhos, primeira gestação acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia, terapia de reposição hormonal e principalmente,  histórico familiar de câncer da mama.

O mês de outubro é conhecido em todo o mundo como “Outubro Rosa”. O movimento chama a atenção para a prevenção do câncer de mama. Durante o mês, é possível observar monumentos de diversas cidades iluminados com a cor rosa, fazendo alusão a um laço rosa que se tornou um símbolo logo no início da campanha.

A ocorrência do câncer de mama também está diretamente relacionada ao processo de urbanização da sociedade. A doença é mais perceptível em mulheres com elevado status socioeconômico. Hábitos alimentares e uma nova forma de vida têm influenciado no número de casos.

O exame deve ser feito, segundo os especialistas, a partir dos 40 anos de idade. Em casos de histórico familiar, o exame pode ser antecipado por precaução. O ideal é manter uma rotina de consultas regulares ao médico. Se descoberta logo no início, é uma doença que tem cura.

Os comentários estão encerrados.