Outubro Rosa é tema de sessão especial da Câmara

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 26 out 2018

Tags:,

Da Redação

Da Redação


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na manhã desta sexta (26), uma Sessão Especial sobre a Campanha Outubro Rosa. A iniciativa da realização da discussão a respeito do tema foi do mandato da vereadora Lúcia Rocha (DEM).

A ideia do encontro foi falar da importância da Campanha, que busca estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A psicóloga da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Érica Medeiros, que esteve presente no evento, ressaltou que a mama tem uma grande representação e simbologia para as mulheres, pois representa a amamentação, a continuidade da vida. Ela afirmou que o câncer ainda é visto como uma sentença de morte, daí a importância de espaços nos quais as pacientes possam falar sobre o próprio corpo, o diagnóstico, a dor física e a emocional. Ela defendeu que falar ajudar no tratamento. A profissional ainda destacou a alta desinformação sobre a doença e defendeu mais meios de divulgar dados e formas de prevenção e diagnóstico.

Os comentários estão encerrados.