Paralisação marca protestos contra “privatização” da Caixa em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Economia | Data: 20 jan 2015

Tags:, , ,


por Mateus Novais
foto: Rafael Gusmão

DSC_0646

Os funcionários do banco estatal Caixa Econômica de Vitória da Conquista realizaram um ato contra o anúncio da abertura do capital do banco público. A mobilização, realizada em frente a agência  da Caixa no centro da cidade, faz parte de um ato organizado pelos sindicatos bancários da Bahia e Sergipe.

A categoria suspendeu as atividades das 9h30 às 11h. De preto, os funcionários cantaram o Hino Nacional para demonstrar a insatisfação pela decisão do Governo Federal. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, “a postura da presidente Dilma, que está planejando a venda das ações de um banco que hoje é 100% público, traz prejuízos a toda a sociedade, que pode ter seus benefícios e programas sociais reduzidos ou até mesmo extintos”.

Os bancários temem que a ação do Governo Federal gere cortes nos postos de trabalho. A Caixa Econômica hoje emprega mais de 100 mil trabalhadores; 183 em somente Vitória da Conquista e 116 no restante da base regional.

A Caixa atua diretamente nos maiores programas sociais do Brasil, como Habitação, Saneamento básico, Infraestrutura, Gestão do FGTS, Programa de Integração Social (PIS) e Seguro-Desemprego.

Os comentários estão encerrados.