Planetário Professor Everardo Públio de Castro será entregue no dia 7 de Setembro

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 23 jul 2020

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-04-27-at-15.51.14-1024x190.jpeg

da Redação com informações da Secom

Na foto: Xangai (chapéu), Nudd Castro, Herzem Gusmão, Marcos Ferreira e Esmeraldino Correia

A Smed – Secretaria Municipal de Educação se reuniu na manhã desta 4ª feira (22), para decidir a data de inauguração do Planetário Professor Everardo Públio de Castro. Na reunião ficou definida a data de inauguração no 7 de setembro. O evento fará parte das comemorações do Dia da Independência do Brasil

Antes da reunião o prefeito Herzem Gusmão (MDB) e o secretário Esmeraldino Correia (Smed), assistiram a uma apresentação de projeção sobre o sistema solar e outra sobre a fotossíntese. O filho do homenageado, engenheiro Nudd Castro e o artista Xangai acompanharam as exibições das projeções no Planetário.

Em maio deste ano, o técnico André Alencar disse: “Vitória da Conquista vai ter o planetário mais sofisticado do Brasil. O equipamento vai além da astronomia. Aqui vai ser um museu de arte e conhecimento”, relatou.

Os engenheiros ingleses Tom e Joseph Stanford foram responsáveis pela implantação da arcada dome screen, que permitirá a imersão da tecnologia tridimensional sem uso de óculos. A cúpula hemisférica de 13 metros de diâmetro foi construída em alumínio micro perfurado no revestimento interno e em aço e ferro na estrutura externa.

Arena digital com 150 confortáveis poltronas

Na visita de ontem, também acompanharam a apresentação, o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia; o secretário de Cultura, Adriano Gama; o chefe de Gabinete, Marcos Ferreira; e outros membros do Governo Municipal.

O moderno Planetário tem capacidade para 150 pessoas . As projeções fulldome criam um ambiente de realidade virtual que permite a realização de diversas programações lúdicas e interativas.

“É algo que impressiona: o sistema planetário visto exatamente num planetário, com a projeção digital, com som de excelência; inclusive todas as vezes que eu venho aqui saio encantado. E mais encantado estou porque está chegando a hora”, disse o prefeito Herzem Gusmão.

O cantor Xangai não expressou admiração pelo que viu: “Eu conheço outros planetários em algumas cidades onde já morei, já visitei; planetário na França, em Portugal, que é maravilhoso, Rio de Janeiro. E estou sinceramente encantado com a qualidade, a modernidade que esse planetário nos apresenta”, avalia. “É um presente que a cidade está ganhando, eu só tenho a louvar. Vou ser sempre um visitador”, completou.

Os comentários estão encerrados.