Prefeita de Jequié é afastada do cargo

0

Publicado por Editor | Colocado em Sudoeste | Data: 06 maio 2016

Tags:, , ,

Da Redação

TaniaCamaraO Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) afastou a prefeita de Jequié, Tânia Britto do seu cargo. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial do TJ-BA, mesmo dia que em a gestora recepciona o Governador Rui Costa na cidade jequieense.

A prefeita e o ex-secretário de educação, João Magno Chaves, que havia sido exonerado do cargo, são acusados de não repassar informações sobre a quantidade de escolas e alunos prejudicados pelo atraso das aulas municipais na cidade em 2015.

Segundo a decisão da Justiça, os acusados “sequer responderam aos ofícios ministeriais, deixando transcorrer o ano sem que os alunos municipais tivessem acesso à rede de ensino e sem no entanto, prestarem conta de tal descalabro aos órgão competentes”. Na decisão, a Justiça também ressalta que “trata-se de absoluta omissão de informações com o objetivo de enganar o órgão ministerial. Todas as respostas de ofício formuladas pela administração foram genéricas e confusas, sem conteúdo informativo, com o claro objetivo de desestimular a investigação”.

No fim de 2015, a Justiça já havia determinado o afastamento de Tânia Brito da prefeitura, bem como a indisponibilidade dos bens da gestora. A prefeita é acusada de realizar contratação irregular de professores, de deixar de efetuar o pagamento de empresa responsável pelo transporte escolar, deixando 74 turmas do município sem aulas, além de outras irregularidades. No entanto, os advogados de defesa entraram com um pedido de cassação da liminar que foi acatado e a Tânia voltou à administração da prefeitura de Jequié.

Com a decisão do TJ, quem assume executivo é o vice-prefeito Sérgio da Gameleira (PSB).

Escreva um Comentário

Faça o login para publicar um comentário.