Prefeitura de Vitória da Conquista realizou mais de 40 mil testes de detecção da Covid-19

0

Publicado por Editor 2 | Colocado em Saúde, Vit. da Conquista | Data: 22 dez 2020

Tags:, , ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 22-12-02-image-2.png

Testar para conter o avanço da Covid-19 tem sido a prioridade máxima do trabalho que vem sendo desenvolvido dia após dia pela Secretaria Municipal de Saúde. Com cerca de 340 mil habitantes, Conquista já realizou mais de 40 mil testes de auxílio diagnóstico da Covid-19 apenas na Rede Municipal de Saúde.

O Ministério da Saúde enviou 11.580 testes rápidos. A Prefeitura adquiriu, com recursos próprios do município, 51 mil testes que auxiliam no diagnóstico da doença – 37 mil testes rápidos de Anticorpos e 14 mil testes de pesquisa de Antígeno. Até o momento, já foram realizados mais de 30 mil testes rápidos, 4.582 testes de pesquisa de Antígeno, além de mais de 4.600 exames de RT-PCR feitos pelo Lacen Municipal.

O Teste de Pesquisa de Antígeno – semelhante ao RT-PCR que coleta as secreções do nariz e da garganta entre o 3º e 5º dia de sintomas – foi incorporado aos métodos de auxílio diagnóstico no município no fim do mês outubro. Com isso, ajudou a acelerar e reforçar as testagens de pacientes na fase aguda da doença que antes dependia somente do Lacen Municipal. Nesse momento, o processamento de amostras no Lacen do município está suspenso temporariamente, porque o reagente enviado pelo Ministério da Saúde não é compatível. As amostras para o exame de RT-PCR seguem sendo coletadas, principalmente dos pacientes hospitalizados, e estão sendo enviadas para o Lacen Estadual, em Salvador.

São feitos, em média, 180 testes de pesquisa de Antígeno por dia no município e o resultado fica disponível em até 24h, o que garante mais agilidade no diagnóstico, reforço nas medidas de isolamento para interromper a cadeia de transmissão, e no tratamento.

De acordo com o farmacêutico Pablo Maciel, coordenador das testagens no município: “a ampliação das testagens se deu a partir aquisição desses testes e também da capacidade de coleta. Hoje são coletadas mais de 180 amostras diariamente para o Teste de pesquisa de Antígeno, ou seja, dos pacientes que estão no período sintomático. Então, por semana são realizados cerca de 1200 testes de Antígeno e mais de mil testes rápidos de Anticorpos”.

A coleta acontece todos os dias em um ponto fixo montado no Centro Cultural Glauber Rocha, por meio de Drive Thru, para garantir maior segurança dos pacientes e equipe de coleta. Também é feita a coleta domiciliar para aqueles que não conseguem se dirigir até o local. O atendimento é mediante ao agendamento por meio do Call Center ou das Unidades de Saúde da Família

Os comentários estão encerrados.