Prefeitura discute estratégias para fomentar economia solidária

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 05 jun 2017

Tags:, ,

da Redação
Conteúdo Ascom / Prefeitura

Montada no Centro Glauber Rocha e à disposição do público nos dias 2 e 3 de junho, a estrutura do projeto Prefeitura Móvel disponibiliza boa parte dos serviços públicos oferecidos pela Administração Municipal, e ainda palestras, oficinas e atendimentos nas áreas de saúde, educação, habitação e desenvolvimento social.

Mas a iniciativa cumpre também outra função: servir como um chamariz para o movimento de economia solidária, já que é no Centro Glauber Rocha que estão instalados os empreendedores desse segmento. No espaço, há 72 boxes que comercializam artigos de artesanato e 8 dedicados a gêneros alimentares.

Demandas referentes a esse setor foram o tema de uma reunião neste sábado, 3, no Gabinete Itinerante, entre o prefeito Herzem Gusmão, o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso, e representantes do movimento.

“A Prefeitura Móvel trouxe uma movimentação muito boa. Uma expectativa muito grande para o crescimento e o desenvolvimento da economia solidária”, pontuou o coordenador municipal de Economia Solidária, Jadiel Albino da Silva, para quem o evento contribui para garantir visibilidade aos produtos comercializados ali. “São muitas coisas: variedades, presentes, decoração, jogos de banheiros, jogos de toalhas… O pessoal deve estar mais próximo deste evento no Glauber Rocha, que faz parte da economia solidária”.

O comerciante Arnaldo da Silva Filho avaliou que o movimento gerado pela Prefeitura Móvel possibilitou que um número maior de pessoas conhecesse os produtos vendidos nos boxes do Centro Glauber Rocha. “É um espaço novo, está em formação. As pessoas do município ainda não conhecem. Então, isso é muito bom para o fortalecimento da economia solidária”, afirmou Arnaldo, que é presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária e da Cooperativa Solidária de Alimentos de Vitória da Conquista (Copav).

‘Alavancar as vendas’ – Entre os encaminhamentos gerados pela reunião deste sábado, o prefeito Herzem Gusmão sugeriu que, nos próximos eventos realizados no Centro Glauber Rocha, a estrutura seja montada numa área mais próxima dos boxes. “Acreditamos que, com essa ideia, nós vamos alavancar mais as vendas”, disse o secretário Cláudio Cardoso.

“Faltava ainda essa atratividade para fazer com que o público também entre nas lojas, conheça o artesanato e compre, para que essa atividade possa se desenvolver e gerar resultados para essas pessoas que trabalham no local”, concluiu Cardoso.

 

Os comentários estão encerrados.