Prefeitura intensifica assistência a pessoas em situação de rua

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 19 jun 2020

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-04-27-at-15.51.14-1024x190.jpeg

Secom/PMVC (conteúdo)

Desde 2017, a população em situação de rua tem recebido atenção especial do Governo Municipal. Com a realização de ações como a ampliação das equipes, as capacitações dos serviços e também a ampliação do horário de atendimento, a Prefeitura de Conquista aprimorou o atendimento. Esse cuidado se estende ainda mais agora em 2020, durante a pandemia da Covid-19, com a implantação de três abrigos provisórios e uma extensão do Centro Pop Adulto na Prefeitura da Zona Oeste.

O atendimento à população acontece de forma espontânea, quando a própria pessoa busca o serviço ou por meio do Serviço de Abordagem Social, que realiza o atendimento na rua, em locais informados pela população ou identificados durante a ronda da equipe.

Na noite desta quarta-feira (17) a equipe de Abordagem encontrou A.O.S, 43 anos, migrante que veio de Sete Lagoas – MG e a princípio se identificou como “Filho de Deus”. Ele estava na Av. Bartolomeu de Gusmão à procura de um abrigo para dormir, quando a equipe o encontrou e ele decidiu ir para o abrigo provisório. Segundo Wadson, a única preocupação de A.O.S era o reencontro com a sua namorada que foi visitar a família em outra cidade, mas não conseguiu retornar por conta da pandemia. No abrigo da Prefeitura, A.O.S recebeu materiais para higiene pessoal, uma cama com cobertor, a refeição noturna e informações relativas à prevenção da Covid-19.

“Depois do primeiro contato, a equipe realiza um cadastro e oferece abrigamento. Caso esse usuário ou usuária aceite, é avaliada sua condição para direcioná-la a um dos abrigos. Atualmente, contamos com cinco abrigos, três estruturados pelo Governo Municipal e outros que funcionam em parceria com a prefeitura. Após o cadastro realizado pela equipe, traçamos o perfil desse usuário através de uma escuta especializada e encaminhamos para uma dessas unidades, que estão divididas em migrantes, sintomáticos, público de risco e usuários locais. Também contamos com a equipe do Consultório na Rua para realização de exames e encaminhamentos para serviços de saúde, quando necessário”, explicou o gerente do Serviço de Abordagem Social, Wadson Botelho Ribeiro.

Equipe de Abordagem em atendimento noturno na Av. Bartolomeu de Gusmão

Durante a pandemia, a Prefeitura estendeu os horários de atendimento do Serviço de Abordagem Social e do Centro Pop Adulto para todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. “No Centro Pop nós passamos a ofertar almoço. Antes, ofertávamos café da manhã e lanche da tarde. Funcionamos sábados e domingos, a equipe de Abordagem trabalha até às 20h de segunda a sexta-feira e sábados e domingos até 13h. Os três abrigos municipais contam com 80 vagas”, explicou a coordenadora de Proteção Especial, Vanessa Severino.

Atualmente, segundo o Wadson, existem cerca de 50 moradores nas ruas de Vitória da Conquista que são acompanhados pela equipe e diversos são os motivos que fazem com que eles permaneçam.  “Muitos têm problemas de ordem familiar. Outros são usuários de álcool e outras drogas, alguns têm comprometimento mental ou são viajantes e estão de passagem pela cidade. Então durante a nossa abordagem conversamos e ofertamos os serviços da Assistência Social”, esclareceu Wadson.

Os comentários estão encerrados.