Prefeitura lança campanha contra o trabalho infantil: Quem está em idade de brincar, não pode trabalhar

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 09 jun 2020

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-04-27-at-15.51.14-1024x190.jpeg

Secom/PMVC

O dia 12 de junho é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. O Governo Municipal, em seu compromisso com a prevenção e com o enfrentamento do trabalho infantil, propõe anualmente uma campanha. Neste ano, o tema é “Quem está em idade de brincar, não pode trabalhar”, para promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

O objetivo é informar e mobilizar a comunidade, as famílias e toda sociedade sobre este tema, atuando na perspectiva de prevenção, já que em virtude do isolamento social, com as atividades escolares suspensas, as crianças e os adolescentes permanecem em casa, estando mais vulneráveis às violências.

Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), tem feito o monitoramento de crianças e adolescentes que tiveram ou têm vivência com o trabalho infantil e que são atendidos pelos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço Especializado de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paef), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Dos casos monitorados pelo PETI, a maioria é de mendicância e vendas de doces e outros materiais em locais de grande comércio no município, o que aponta para a necessidade da ampliação do diálogo com a comunidade conquistense, para que não reforcem as práticas de trabalho infantil. A participação do cidadão é importante para proteger as crianças e garantir a elas o direito à escola e ao tempo de brincar.

A Prefeitura tem reforçado as estratégias de proteção social para que as crianças e adolescentes e suas famílias tenham seus direitos sociais garantidos.

Confira a programação da Campanha:

  • 12 de junho

Horário: 9h

Local: Plataforma Virtual

Lançamento da Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Secretário Municipal de Educação, Coordenadora da Proteção Social Especial, Coordenadora da Proteção Social Básica, Coordenadora de Planejamento e Vigilância Socioassistencial, Coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Articuladora do PETI, Representantes dos Conselhos Tutelares, Representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Coordenadora de Renda e Cidadania, Ministério Público do Trabalho e Representante do NUCA.

  • 17 de junho

Horário: 15h

Local: Plataforma Virtual

Videoconferência para os trabalhadores do SUAS: Trabalho não é coisa de criança. Convidado: Alisson Ramos. Mediação: Monaliza Cirino – Articuladora – PETI

  • Durante todo mês

No mês de junho, as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) irão realizar atividades online que envolvam a temática do combate ao trabalho infantil como: jogos, leitura e construção de textos e poesias, atividades musicais e debates. No dia D da Campanha (12 de junho) as equipes técnicas dos Cras e Creas irão realizar mutirão para divulgação e compartilhamento dos materiais digitais da Campanha para as famílias em acompanhamento.

Os comentários estão encerrados.