Prefeitura leva acessibilidade aos fieis através da tradução em Libras da transmissão do novenário da Padroeira

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 14 ago 2020

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Tivic_BLOG-DA-RESENHA-GERAL_600x65.png

Secom/PMVC

No próximo sábado (15) de agosto, é celebrado o dia da padroeira de Vitória da Conquista, Nossa Senhora das Vitórias. Mas os festejos tiveram início desde o dia 6 de agosto, com o novenário que, neste ano, ganhou a participação de duas intérpretes da Central de Interpretação de Libras (CIL) da Prefeitura.

Em uma parceria entre as instituições, as profissionais fazem com que o público de surdos ou de pessoas com deficiência auditiva, que está em casa seguindo as orientações de distanciamento social em razão da pandemia e assistindo as transmissões das missas pela internet, entendam a mensagem que é transmitida na celebração eucarística.

“A comunicação através da Libras propicia uma melhor compreensão e facilita a comunicação entre os surdos, que passam a se compreender como uma comunidade que tem características comuns e que devem ser reconhecidas como tal, praticando a verdadeira inclusão social”, destacou a coordenadora da CIL, Jaqueline França.

E foi para promover a inclusão, “já que a igreja fala de acolhimento”, que o convite para a CIL fazer parte da celebração foi feito, como contou o membro da Comissão de Festas 2020, Alex Porto. “Esperamos que a comunidade de surdos da nossa cidade e também da região possa sentir a proximidade da igreja e de Nossa Senhora através da tradução de Libras”, enfatizou.

Graças à iniciativa, esse objetivo tem sido alcançado, como afirmou a dona de casa Irlam Pires, que tem surdez. “Estou acompanhando as festividades da nossa Catedral em minha casa e gostando muito da acessibilidade em língua de sinais. Agradeço a Deus por estar acompanhando todos os detalhes assim. Está sendo muito bom”, comemorou.

Irlam comemora o fato de poder assistir a missa, com acessibilidade

Neste ano, a festa em comemoração à padroeira tem como tema “Nossa Senhora das Vitórias – Com Maria, somos Igreja, Casa de Missão e Escola de Evangelização”. As celebrações podem ser acompanhadas presencialmente, respeitando os protocolos de segurança, ou por meio das redes sociais da Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias. Sempre a partir das 19 horas.

Mais informações, no perfil da igreja no Instagram @catedralpascom.

Os comentários estão encerrados.