Prefeitura Móvel marca presença no bairro Panorama

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 abr 2018

Tags:, ,

da Redação
Fonte: Secom/Prefeitura (Conteúdo)

“Moro há 28 anos e nunca vi um evento como esse aqui!’’ A fala de Narciso José expressa a alegria de prestigiar pela primeira vez uma Prefeitura Móvel: a do bairro Panorama. Ele, que é um dos moradores mais antigos da região, aproveitou a manhã para dar um trato no visual. Disse estar surpreso com a organização do projeto: “A comunidade está bem feliz!’’.

Nesta sexta-feira (27), os moradores do bairro Panorama foram contemplados com  a sexta edição do Prefeitura Móvel emVitória da Conquista. O projeto, que envolve todas as secretarias da Administração Municipal, leva serviços e ações de cidadania a diversos locais da cidade. A Escola Lycia Pedral, além de ter sediado o evento, recebeu um novo estacionamento, a implantação de um mini-pomar e o projeto Horta na Escola.

A moradora Joana Alves aproveitou a ocasião para ser atendida pelo Bolsa Família Móvel, um dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Ela destacou a acessibilidade do evento: “É importante que eles venham ao nosso bairro, pois só assim temos acesso a vários serviços que nem sempre temos condições de pagar [pelo deslocamento para obtê-los]”, declarou. Daniele Pena, também beneficiária do programa, destacou o tratamento prestado pela Prefeitura e ressaltou que foi uma ótima oportunidade para buscar informações sobre o benefício: “ Foi muito bom pela variedade de atividades que são ofertadas. Além disso, tirei várias dúvidas em relação ao Bolsa Família’’.

Palestras também foram realizadas com o intuito de informar e orientar a população sobre o trabalho realizado por setores específicos da Prefeitura. A Defesa Civil, por exemplo, explicou os cuidados que a população deve ter com as edificações em épocas de chuva. Já o Simtrans alertou sobre a importância do uso do cinto de segurança. Na área da saúde, o oftalmologista Armênio Santos alertou que diversas doenças relacionadas à visão têm atingido grande parte da população brasileira. Ele, que é um dos colaboradores do  Prefeitura Móvel, realizou consultas nesta edição. “Houve um convite do prefeito que aceitei com entusiasmo”, relata. Armênio destacou ainda o papel dos agentes de saúde e a importância da medicina preventiva. “Saúde é bom e barato. Caro é a doença”, garantiu o médico.

Ismael Andrade foi um dos pacientes que buscou atendimento oftalmológico. Para ele, “a vantagem [do Prefeitura Móvel] é que você não precisa se locomover a um hospital ou posto de saúde para resolver pequenos problemas. Aqui podemos saber se o problema é grave ou não, e ainda receber um encaminhamento mais rápido”.

O prefeito Herzem Gusmão esteve presente durante toda a edição e demonstrou satisfação em aproximar o governo dos moradores do Panorama: “Hoje estamos com muita alegria aqui, realizando a sexta edição da Prefeitura Móvel. Somando todas as cinco edições, já são mais de 45 mil pessoas atendidas e o mais importante é o impacto social positivo causado antes, durante e depois das intervenções realizadas nas localidades.  Por onde passamos, levamos cidadania e governo para a população que estava abandonada, mas acima de tudo, respeito para nosso povo’’, destacou.

Nesta edição do Prefeitura Móvel – Bairro Panorama, houve um total de 5.733 atendimentos e a presença de 576 colaboradores, entre servidores e parceiros do programa. A Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), por exemplo, trouxe o programa de apoio ao Microempreendedor Individual. Já a Pró-Visão Clínica dos Olhos Do Sudoeste Baiano ofereceu consultas a 135 pessoas.

Os comentários estão encerrados.