Prefeitura realiza dias D de combate ao câncer de mama nas unidades de Saúde

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 24 out 2021

Tags:, ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-e2-engenharia.gif

Secom/PMVC

Em parceria com o Cras 6, Policlínica do Panorama realizou o Dia D na praça Ceus

Nas unidades de saúde, porta de entrada do SUS, a campanha do Outubro Rosa tem sido intensificada aos sábados, na zona urbana e rural, com dias D que incentivam a prevenção contra o câncer de mama.

Ações educativas realizadas pelas equipes de saúde e pelo Núcleo de Ampliado de Saúde da Familia (NASF-AB) incluem palestras, rodas de conversa, sala de espera, orientações sobre autoexame, consultas médicas e de enfermagem voltadas para o público feminino, exame das mamas, preventivo e conscientização das mulheres para protegerem a sua saúde.

No dia D de campanha na Unidade de Saúde da Família Hugo de Castro, no bairro Guarani, a vendedora Olga Sepúlveda, 40 anos, participou da ação e reconheceu importância da prevenção. “A gente tem sempre estar procurando se cuidar, fazer os exames, porque as vezes está com um problema e não sabe. A prevenção é melhor que ter que fazer tratamento”, contou ela.

Para Jeane, 27 anos, aprovou a iniciativa da ação. “Eu achei um dia excelente para a gente poder conseguir fazer a marcação do exame, sabemos que a demanda é grande, e isso facilita para ajudar nós mulheres. Essa ação foi muito boa e a equipe também está de parabéns. Que isso seja ampliado porque são vidas que precisam de atenção”, ressaltou.

A diretora de Atenção Básica, Camila Ribas, afirmou que o outubro rosa já é uma campanha bem consolidada em todo o país e em Vitória da Conquista não é diferente. “Todos os anos estamos firmes realizando ações de saúde em todas as unidades de saúde durante todo esse mês voltadas para o combate ao câncer de mama, mutirões de preventivos para o combate do câncer de colo de útero e um quantitativo maior de mamografias. A gente fica muito feliz de poder proporcionar isso para a nossa população”, finalizou a diretora.

Os comentários estão encerrados.