Coopmac anuncia novidades da Exposição Conquista na Câmara de Vereadores

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 04 mar 2016

Tags:, ,

por Mateus Novais

IMG_0408Jaymilton Gusmão utiliza Tribuna Livre da Câmara Municipal. foto: Ascom Câmara

Como já é tradição, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC) esteve na Câmara de Vereadores para anunciar os preparativos da Esposição Conquista. Na sessão dessa sexta-feira (4), Jaymilton Gusmão Filho falou do desafio de realizar o evento num ano de crise. Este ano, a Exposição Nacional do Agronegócio completa seu 50º aniversário.

Jaymiltinho revelou que parceiros históricos, como Petrobras, SEBRAE, Caixa, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, deixaram de aportar recursos nesse tipo de evento, o que forçou o cancelamento de mais da metade das exposições baianas em 2016. No entanto, a Exposição Conquista ampliará suas atividades.

Este ano, a Exposição Conquista realizará o 1º Conquista Genética, um fórum com pesquisadores das raças zebuínas. “É o primeiro evento na Bahia, nesse sentido”, detalhou Jaymiltinho. Ainda durante o evento acontecerá a 2ª Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos que reunirá cerca de 1200 animais. Segundo o presidente, são ações inéditas no estado que buscam melhorar a genética dos rebanhos, sobretudo no semiárido. Já o segmento de equinos contará com 600 animais de seis raças distintas, além da realização de leilões, sendo que um deles terá transmissão televisiva.

O presidente da COOPMAC informou também que a Bahia Pesca vai distribuir 1 milhão de alevinos, além de oferecer capacitação em piscicultura. Outra parceria é o convênio com 500 produtores de café da agricultura familiar, que será assinado durante a exposição. Com isso, a Cooperativa passará a comercializar o produto desses produtores. A organização vai oferecer ainda palestras, oficinas, rodadas de negócio e outras atividades de capacitação.

Para atrair ainda mais o público, cerca de 30 bandas e artistas se apresentarão na área aberta do Parque de Exposições Teopompo de Almeida nos 10 dias do evento, entre eles está o cantor e compositor Geraldo Azevedo. O espaço contará também com cinema 7D, o maior parque itinerante da América Latina, feira de artesanato, exposição de carros antigos, desfile de cães, 12 restaurantes e estandes de empresas e instituições diversas.

Jaymilton informou que o governador Rui Costa confirmou sua presença na abertura da Exposição Conquista 2016, que ocorre no dia 11 deste mês. O evento segue até o dia 20. O ingresso diário custa R$ 5 e será cobrado a partir das 16h. Nos dias 14 e 15 (segunda e terça-feira), não haverá cobrança de entrada. Os valores praticados são de meia-entrada.

Os comentários estão encerrados.