Procon-BA divulga lista de empresas com mais reclamações em 2020

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 15 mar 2021

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-redes-sociais-ano-novo.gif

Fonte: Ascom/ SJDHDS

A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-BA) divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2020, documento que apesenta a lista de fornecedores mais reclamados no órgão, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), durante todo o ano passado.  

Com todos os desafios impostos pela pandemia e pelo distanciamento social, o Procon manteve a sua missão, se adequou a nova realidade mundial e intensificou os atendimentos de forma digital, lançando novas ferramentas e potencializando a plataforma Consumidor.gov.br., que superou em 83,65% o número de registros em relação a 2019. Em toda a Bahia, foram registradas 76.390 reclamações na plataforma, destas 76,28% foram resolvidas e 23,72% não resolvidas.

Entre as áreas mais reclamadas no Procon-BA, 35% referem-se a serviços essenciais; 30% produtos; 16% assuntos financeiros; 14% serviços privados; entre outros.

Nesse período, o Procon também disponibilizou um formulário online de atendimento, para que o consumidor pudesse buscar orientações ou até mesmo prestar sua reclamação junto ao órgão. E ainda lançou o atendimento por chamada de vídeo.

“Foram muitos e grandes os nossos desafios, mas nós nos reinventamos, adaptamos a nova realidade, potencializamos o online e conseguimos manter o atendimento e o trabalho de defesa do direito do consumidor”, explicou Adriana Menezes, diretora de Atendimento do Procon-BA.

Segundo Filipe Viera, superintendente do órgão, o lançamento do Cadastro marca o Dia do Consumidor e oferece a oportunidade de escolha. “A partir da lista, ele pode avaliar as lojas, os fornecedores e as empresas que tem os melhores índices de atendimento e resolução de reclamação dos consumidores”, afirmou o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira.

Os comentários estão encerrados.