Professora de Vitória da Conquista apresenta experiências do Centro Juvenil em conferência na Europa

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Educação, Vit. da Conquista | Data: 23 ago 2018

Tags:, ,

Banner marcelo santana

Da Redação

Fonte: Ascom/SEEB

 

A experiência do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) está ultrapassando as fronteiras da Bahia e do Brasil. A professora Elmara de Souza, do CJCC de Vitória da Conquista (519 km de Salvador), está na cidade de Vilnius, na Lituânia, no continente Europeu, desde a segunda-feira (20) para apresentar o artigo intitulado “Construcionismo como opção epistemológica nos cursos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura”, na Conferência Internacional Constructionismo 2018, que acontece de 22 a 25 de agosto.

Durante a conferência, a professora destaca as características do  CJCC, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. O CJCC de Vitória da Conquista oferece diferentes cursos e oficinas que objetivam desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a escrita dos estudantes. Entre os mais procurados estão os de Robótica, quando os estudantes aprendem a criar robôs; “Fotocine”, voltado para a produção de fotografias e vídeos; “Criando Games”, produção de jogos digitais e “Reinvenção das Coisas”, sobre a recriação de coisas a partir de diversos materiais e tecnologias.

A professora fala sobre o alcance do projeto e sobre a repercussão em um evento internacional. “Apresentar trabalho em um evento internacional é relevante na medida em que podemos socializar experiências do Centro Juvenil para as pessoas de várias partes do mundo e este trabalho tem o objetivo, justamente, de compartilhar a experiência desenvolvida no CJCC, em especial, dos cursos voltados para lógica de programação, criação de games e a incubadora de projetos

Para a professora, a visibilidade alcançada serve de estímulo ao protagonismo estudantil. “Para os estudantes, este reconhecimento internacional é muito importante. Além disso, este compartilhamento em nível internacional da experiência desenvolvida com os alunos, nos impulsiona a continuar produzindo conhecimento, promovendo a autoria e a autonomia dos nossos estudantes”, complementa.

Reconhecimento –  Esta é a segunda viagem internacional que a professora Elmara faz neste ano, para apresentar experiências desenvolvidas no CJCC de Vitória da Conquista. A primeira foi para Boston, nos Estados Unidos, quando visitou, no mês de maio, o MIT Media Lab, em Boston. Na oportunidade, ela conheceu escolas com experiências na aprendizagem criativa, visando a implementação do projeto na Bahia. A viagem foi fruto da seleção do projeto  “A Aprendizagem Criativa na Rede dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) da Bahia”, para o “Desafio Aprendizagem Criativos Brasil 2018”, uma iniciativa da Fundação Lemann, em parceria com a MIT Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

A ação visa fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a Educação mais colaborativa e prazerosa, além de apoiar agentes no avanço de práticas de Aprendizagem Criativa. O projeto vai proporcionar a realização de três oficinas direcionadas à Robótica, Programação e Reinvenção das coisas, envolvendo 800 estudantes, e incluirá a formação de 20 professores do CJCC sobre Aprendizagem Criativa.

 

Os comentários estão encerrados.