Professores da Uesb paralisam atividades nesta quarta-feira (09) contra a crise financeira das Universidades

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Geral | Data: 08 out 2013

Tags:,

 

Da Redação

A mobilização faz parte do Dia Estadual de Luta por mais verbas, que acontecerá nas quatro universidades estaduais da Bahia.

UESBAs Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), desde 2010, demandam um orçamento de pelo menos 7% da receita líquida de impostos (RLI) para que possam ter seu bom funcionamento garantido. Entretanto, mesmo com a expansão dos cursos de graduação e pós-graduação, o percentual para 2013 foi de apenas 4,87% da RLI.

Além do investimento insuficiente, as universidades também têm sofrido com constrangimentos financeiros que dificultam a execução do orçamento aprovado. Com intuito de denunciar a crise e lutar por mais verbas, professores e servidores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) suspenderão suas atividades na quarta-feira (9).

A mobilização faz parte do Dia Estadual de Luta por mais verbas, que acontecerá nas quatro universidades. Na Uesb, docentes, técnicos e estudantes fecharão os portões para a realização de um café da manhã e panfletagem por 7% da RLI para as UEBA. Ainda pela manhã, os professores realizarão assembleia para a discussão da crise financeira. Os docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) também paralisarão suas atividades durante toda quarta-feira.

Os comentários estão encerrados.