Professores se antecipam a Prefeitura e iniciam debate sobre Plano Municipal de Educação

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 13 mar 2015

Tags:, ,

por Mateus Novais
foto: Ascom Câmara

seminario4Faltando apenas três meses para analisar, discutir e aprovar o Plano Municipal de Educação (PME), o Sindicato dos Professores Municipais de Vitória da Conquista (SIMMP) tomou a dianteira do debate. Um seminário realizado pelos professores, na última quinta-feira (12), deu o pontapé em torno da elaboração do documento que deve nortear as políticas educacionais do município pelos próximos dez anos.

Vereadores, professores e representantes de entidades e instituições de ensino compareceram à Câmara Municipal para dialogar sobre o tema e conhecer as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação. Todas as cidades brasileiras têm até o dia 24 de junho para adaptar e aprovar o plano, conforme estabelecido na Lei 13.005, sancionada em 25 de junho do ano passado.

Como o prazo se tornou curto, já que o Decreto que cria o Grupo Colaborativo do PME só foi publicado na última quarta, o SIMMP iniciou a discussão, observando que toda a educação no município será tangida por uma década pelo que for definido no programa. “Todos os entes municipais envolvidos na Educação, como escolas e universidades públicas e privadas têm que participar desse debate. Mas a responsabilidades de iniciar o debate é do Município. Como estamos cobrando desde o ano passado, sem que houvesse ação da Prefeitura, decidimos iniciar essa discussão entre os professores”, revela a presidente do SIMMP, Geanne Oliveira.

A professora também completou que o PME perpassa os interesses de um único governo. “O planejamento é para esse governo e os outros dois que ainda virão. Então precisamos definir como serão investidos os recursos da Educação, porque quem não planeja é planejado por quem planeja”, finaliza a presidente do SIMMP.

Os comentários estão encerrados.