Professores voltam a paralisar atividades

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Vit. da Conquista | Data: 19 set 2012

Tags:, , ,

Da Redação

Na última greve foram 115 dias de atividades interrompidas, a maior da categoria no estado. Mas desta vez não há previsão de uma nova greve.

Após assembleia realizada nesta terça-feira (18), em Salvador, os professores da rede estadual de educação decidiram fazer duas paralisações, uma no dia 28 de setembro e a seguinte no dia 3 de outubro. Claudemir Novato, segundo secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), disse que as paralisações vão ser feitas com o intuito de pressionar o governo a retomar as negociações com a categoria.

O segundo secretário também informou que a categoria voltou com as atividades para não prejudicar ainda mais os estudantes, mas que os professores querem que as negociações sejam reabertas com o governo, já que o que foi proposto não atende a todas as reivindicações dos educadores.

Em Vitória da Conquista, a Liga Unificada dos Trabalhadores da Educação (LUTE), não confirmou que os professores da cidade vão adotar a decisão da APLB, mas informou que ainda nesta semana vai ser realizada uma reunião com os diretores da Liga para analisar a possibilidade de convocação de uma assembleia, e que caso aconteça essa assembleia, um dos pontos de pauta seria a discussão da adesão a essa paralisação proposta. E finalizou dizendo que cada colégio poderá ficar livre para optar pelas paralisações ou não.

Exigências dos professores e contraproposta do governo:

Entre as exigências dos docentes para o encerramento da greve estavam a não punição dos professores demitidos e a retirada dos processos administrativos daqueles que estavam em estado probatório, a devolução imediata dos quatro salários confiscados durante a greve, além da reabertura da mesa de negociação.

O governo da Bahia enviou no dia 2 de agosto uma contraproposta para a APLB, com a concessão de reajustes salariais concedidos à categoria neste ano, assim como a promoção com aumento de 7% para os professores licenciados da carreira de Magistério, por meio de curso de atualização de práticas pedagógicas em novembro de 2012, além de uma nova promoção prevista nas mesmas condições para março de 2013.

Os comentários estão encerrados.