Profissionais da Educação decidem pelo fim da greve na Rede Municipal

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 29 maio 2015

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

GEDSC DIGITAL CAMERAfoto: divulgação SIMMP

Os profissionais da educação de Vitória da Conquista determinaram o fim da greve na Rede Municipal de Ensino. A decisão foi tomada em assembleia, realizada na manhã desta sexta-feira (29), no salão arquidiocesano Dom Climério. As aulas retornam à normalidade na segunda (1º de junho).

Mesmo sem acordo com o governo municipal, “a categoria entende que, nesse momento, com a continuidade da paralisação das aulas, os alunos e os pais seriam os mais prejudicados, já que o governo se mostrou pouco sensível à questão”, afirmou a presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação (SIMMP), Geanne Oliveira. “Entretanto, como não estão encerradas as negociações [reabertas nessa quinta], enquanto a diretoria do SIMMP avança das discussões da pauta, a mobilização continua”, completou Geanne.

GEDSC DIGITAL CAMERAEspera-se que o governo apresente uma proposta para a categoria nas rodadas de negociação para a reformulação do plano de carreira, criando os níveis de especialista, mestre e doutor.

Segundo o SIMMP, o governo sinalizou positivamente no item reforma e construção de escolas e creches. A abertura para discutir as demandas dos monitores com o SIMMP também foi outro avanço. “Vale registrar que a mobilização, com certeza, impulsionou o reajuste de 50% da Condição Especial de Trabalho (CET) do referido grupo, que estava congelado desde 2007”, disse o SIMMP.

Outro ponto importante para o sindicato foi a Atividade Complementar dos professores das séries iniciais que não era cumprido. “Nesse pleito, avançamos para a possibilidade do professor escolher a carga horária para planejamento ou a indenização, em dinheiro, de 16,33%”, completou Geanne.

Sobre as questões pedagógicas, o Governo se comprometeu de promover capacitação dos profissionais da educação, já no segundo semestre de 2015, para garantir o funcionamento dos laboratórios de informática das escolas. Já os pontos referentes a Educação Infantil e aos alunos com necessidades educacionais especiais, a Administração afirmou que muitos dos pontos da pauta serão incorporados ao Plano Municipal de Educação do Município (PME).

Na próxima segunda acontece uma nova rodada de negociação, às 8h30, na Secretaria Municipal de Educação.

Os comentários estão encerrados.