Projeto quer conscientizar população contra o descarte irregular do óleo de cozinha

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 26 jul 2014

Tags:, , ,

por Mateus Novais

De olho no OeloO Movimento Familiar Cristão de Vitória da Conquista (MFC), em parceria com a Embasa, lançou o projeto de conscientização “De Olho no Óleo”. O projeto intensifica a coleta e serve de alerta para o descarte errado do óleo de cozinha. Desde outubro de 2012, o MFC vê realizando o trabalho de coleta em restaurantes, bares, churrascarias, indústrias e supermercados de Vitória da Conquista.

O óleo de fritura usado é um dos principais poluentes dos cursos d’água superficiais. Dados da Embasa indicam que 1 litro de óleo jogado na pia ou no vaso sanitário pode vir a contaminar aproximadamente 1 milhão de litros de água, dificultando os processos de tratamento.

Para o Presidente do movimento, Eduardo Moraes, a campanha “é uma ação que vem contribuindo com a preservação do ecossistema e para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da comunidade e diminuição dos entupimentos na rede coletora de efluentes de Vitória da Conquista, que além dos transtornos pode provocar a elevação do valor dos serviços prestados pela Embasa.”.

Outro objetivo deste trabalho é a construção de uma pequena usina para produção do biodiesel. Com o resultado desse trabalho, o MFC pretende dar inicio as atividades de uma escolinha de futebol, tambores e dança para crianças carentes que vivem no entorno da sua sede, que fica no loteamento Morada da Vitória.

Os comentários estão encerrados.