Racionamento: Embasa diz que abastecimento em Conquista está “razoável”

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 jun 2016

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

Racionamento

Mesmo com racionamento, conquistenses estão recebendo quantidade de água bem acima do mínimo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A concessionária de saneamento garante que vem conseguindo garantir uma média de distribuição de cerca de 100 litros por pessoa/dia.

De acordo com gerente do escritório local da Embasa em Vitória da Conquista, Álvaro Aguiar, “a condição de oferta do sistema integrado de abastecimento de água de Vitória da Conquista e de Belo Campo para as ligações regularmente cadastradas pela empresa é razoável”. Esta avaliação, segundo ele, leva em conta diretriz estabelecidas pela OMS.

Segundo a organização, quase um bilhão de pessoas no mundo sobrevive com 20 litros por dia, quantidade mínima necessária para a sobrevivência de cada ser humano. O volume fornecido em Conquista e em Belo Campo sofreu uma redução de 37,5%, diminuindo de 48 milhões para 30 milhões de litros de água por dia.

A gerência local da Embasa também ressalta que é preciso repensar o consumo de água durante o racionamento e indica medidas simples que podem tornar o consumo mais viável:

– Estabelecer uma média de consumo diária e acompanhar pelo hidrômetro;
– Trocar mangueira por balde para a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins;
– Abrir torneiras e chuveiro apenas durante a hora de molhar e de enxaguar;
– Reduzir a duração dos banhos;
– Acumular a quantidade certa de roupas sujas e utilizar a máquina de lavar sempre na capacidade máxima;
– Reusar a água de lavagem de roupas e de legumes e verduras;
– Manter vigilância constante em relação à integridade da rede interna do imóvel onde mora ou que freqüenta, evitando perda de água por vazamentos;
– Denunciar vazamentos na rua pelo site da Embasa http://www.embasa.ba.gov.br/, pelo teleatendimento 0800 0555 195 ou em uma das lojas de atendimento localizadas na Rua Siqueira Campos, nº 610, e no SAC do Centro.

Os comentários estão encerrados.