Rádio Clube – 61 anos em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 17 dez 2013

Tags:, ,

da Redação

Aurelino BBBEm dezembro de 1951, o então presidente do Brasil, Eurico Gaspar Dutra assinava a outorga que autorizou o funcionamento da ZYN 25 Rádio Clube de Conquista.

Após um ano da assinatura da outorga pelo presidente Dutra, exatamente no dia 17 de dezembro de 1952, o fundador da emissora, Aurelino Ribeiro de Novaes colocava a Rádio Clube AM no ar.

Veio de Feira de Santana o radialista Fernandes com a missão de preparar uma equipe com valores da terra. O Saudoso Hélio Gusmão foi o primeiro, Jota Menezes o segundo e Gilson Moura o terceiro locutor na história do Rádio em Vitória da Conquista. O programa Resenha Geral, com 34 anos ano ar, é o programa de maior duração na história da emissora. Os demais programas não chegaram a alcançar 30 anos. Atendendo aos Ouvintes e a Cidade em Revista foram os mais importantes programas no passado.

A cidade naquela época não possuía energia elétrica suficiente e durante o dia a emissora saia do ar em vários momentos. O comércio muito pequeno obrigou o seu fundador, Aurelino Ribeiro Novaes (foto), a inaugurar o Cine Ritz que através do filmes exibidos garantiam os salários e custo operacional da emissora.

O fundador transformou a empresa em Rede Clube de Rádio, incorporando a organização a Rádio Regional (Rádio Cidade), a Rádio Clube de Valença e Rádio Clube de Salvador. Em 1980, já sob o comando de Maria Ozanira e Maria Emília, foi implantada a primeira emissora FM (95,9) do interior da Bahia.

Os comentários estão encerrados.