Receita Federal anuncia emissão online de CPF em fevereiro

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 21 jan 2010

Correio da Bahia

O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, anunciou nesta quinta-feira (21) que as pessoas poderão solicitar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) de forma online na página do órgão da internet. A ideia é que o serviço esteja disponível antes do fim do mês de fevereiro, disse ele.

‘Nós fizemos mudanças importantes e estamos concluindo a última etapa que será o CPF online, que brevemente, entrará em produção no portal do contribuinte. Ele já pode tirar certidão negativa, imprimir o DARF, fazer o pagamento, consultar a malha, sair de malha de forma unilateral. Também pode agendar sua ida à Receita Federal para resolver os seus problemas. E o último fechamento desta reforma é exatamente o CPF online, que sai até o fim de fevereiro’, disse Cartaxo a jornalistas.

Segundo o G1, atualmente, para tirar o CPF o contribuinte tem de ir às agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, e pagar uma taxa de R$ 5,50. Ou podem, ainda, se dirigir às entidades conveniadas, sem o pagamento de taxas. Neste caso, porém, o documento não é fornecido, mas o número do CPF é inserido na carteira de identidade,  ou é dado um comprovante de inscrição e de situação cadastral no CPF.

Os comentários estão encerrados.