Reitores da universidades baianas voltam a cobrar do Governo recursos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 11 mar 2015

Tags:, , , , ,

por Mateus Novais

reitoresOs reitores das quatro Universidades Estaduais da Bahia se reuniram, na última sexta-feira (6), com o Governo do Estado para discutir a crise orçamentária que as instituições (UEFS, UESB, UESC e UNEB) enfrentam. Os pontos a serem discutidos foram o orçamento das universidades em 2015; assistência estudantil, Decreto 15.924/15, autonomia universitária, ampliação do quadro docente das Universidades e autorização de concurso público para servidores técnico-administrativos.

De acordo com o Fórum de Reitores, “a situação das quatro universidades é da mesma natureza, variando apenas em intensidade e particularidades”. Por este motivo, os reitores apresentaram o teor do documento divulgado em novembro de 2014, em que afirmam “que o financiamento das Universidades Estaduais da Bahia alcançou situação crítica que ameaça a sustentabilidade e regular funcionamento das instituições, agravados ainda no ano em curso por nova diminuição do orçamento destinado ao custeio e investimento, a existência de Débitos de Exercícios Anteriores (DEA) e a aplicação do Decreto 15.924/2015 com seus efeitos sobre a autonomia das universidades”.

No encontro, foi definido que reuniões separadas com as Secretarias da Educação (SEC), da Administração (SAEB), de Relações Institucionais (SERIN), da Fazenda e do Planejamento (SEPLAN), a partir desta primeira metade do mês de março.

Os comentários estão encerrados.