Samu 192 de Conquista pretende repetir experiência de sucesso com terceirização de ambulâncias

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 08 nov 2017

Tags:, , ,

da Redação
Fonte: Ascom/Prefeitura (Conteúdo)

O serviço prestado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) de Vitória da Conquista passou por diversas melhorias com a atual gestão municipal. A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu, dentre outras coisas, recuperar viaturas que estavam sucateadas e abandonadas no pátio da Central de Equipamentos da Prefeitura (Deserg). Mesmo assim, por falta de manutenção e por terem sido bastante danificados no passado, os veículos frequentemente voltam para a oficina com problemas, gerando altos gastos para a Administração.

Uma alternativa pensada pela Secretaria Municipal de Saúde é a contratação experimental de ambulâncias e condutores para atuar no serviço, experiência que vem encontrando êxito nas cidades em que foi implantada, como em Belo Horizonte e Recife. A secretária municipal de saúde, Ceres Almeida, afirma: “nós iremos contratar duas ou três ambulâncias com condutores, já que temos déficit destes profissionais. Isso ocorrerá por período determinado, para substituir as unidades que se encontram sem condições de atendimento”.

As únicas mudanças na atual estrutura do Samu 192 serão a contratação terceirizada das unidades e dos condutores-socorristas. Assim, a equipe presente será praticamente mantida. A secretária de saúde explicou, ainda, que está realizando um estudo técnico do custo benefício da locação permanente das unidades e da contratação dos condutores: “Começamos um levantamento em municípios que utilizam este tipo de serviço e, posteriormente, faremos um comparativo. Só então decidiremos a viabilidade ou não dessa permanência. Neste caso, os funcionários que não forem aproveitados serão absorvidos em outros serviços da Prefeitura e da Secretaria de Saúde”.

Os comentários estão encerrados.