Secretaria Municipal de Saúde fala sobre os casos suspeitos de coronavírus em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 28 fev 2020

Tags:, ,

Editar imagem

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o número de casos suspeitos começou a surgir em todo o país. Na Bahia, até o momento sete cidades registraram casos com suspeita de infecção pelo novo coronavírus ( (COVID-19), Camaçari, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci, Salvador e Vitória da Conquista. Até o momento, não há nenhum caso confirmado.

Na tarde desta sexta-feira (28) a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, realizou uma coletiva para falar sobre as suspeitas de casos do novo coronavírus. De acordo com as informações, a secretaria investiga cinco casos suspeitos em dois homens e três mulheres. Os casos suspeitos estão isolados em domicílio e estão sendo monitorados de perto pela equipe de Vigilância Epidemiológica, informou a pasta durante a coletiva.

“Não houve a necessidade do internamento, até porque você expõe muito mais, eles estão em suas residências, com isolamento domiciliar, nossa equipe conversa com familiares e recomenda os 14 dias de isolamento até que se confirme ou não”, disse o secretário de saúde, Alex Costa.

Os casos suspeitos são jovens e adultos, de idade entre 15 a 35 anos. Os mesmo, apresentam sintomas clínicos de doença respiratória e, nos últimos 14 dias, passaram pela Itália e França, que já tiveram casos confirmados da doença.  “A gente vem acompanhando sistematicamente, com equipe multidisciplinar de saúde, todos esses casos, além de realizar a coleta laboratorial para confirmação. A Rede de Assistência à Saúde disponível no município está preparada para o manejo do Coronavírus”, afirmou Ana Maria Ferraz, diretora de Vigilância em Saúde.

Secom/PMVC

A Prefeitura informou que a Diretoria de Vigilância em Saúde já se reuniu com representantes dos hospitais públicos e privados do município para trabalhar na construção de um fluxo de atendimento hospitalar e laboratorial para realizar a triagem e acolhimento dos casos suspeitos no município.

Como medida educativa, a Vigilância Sanitária do município também vai realizar medidas de controle e prevenção com usuários do aeroporto para evitar o risco de transmissão da doença.

Os comentários estão encerrados.