Sessão especial na Câmara: Outubro Rosa

0

Publicado por Editor | Colocado em Política, Saúde | Data: 21 out 2017

Tags:, ,

Por Dilson Gusmão/ Foto: Dilson Gusmão

Outubro Rosa, como mês de prevenção ao câncer de mama, foi o tema de debate da Sessão especial nesta sexta feira (20) na câmara de vereadores, com iniciativa da vereadora Lucia Rocha e contou com a presença de representantes do governo municipal, mastologistas e representantes da casa do amor.

Lucia Rocha afirmou que a campanha Outubro Rosa salva milhares de mulheres todos os anos, como consequência da fé e do tratamento que são os responsáveis diretos pela cura das pacientes e que o acesso à informação é o principal motivo para a detecção precoce de casos de câncer de mama e que assim como os demais casos ele é silencioso.

Mais de 90% de casos detectados de câncer de mama em seu estágio inicial podem ser curados e por isso ela sente orgulho de ser a responsável pela criação da lei que obriga o município de Vitória da Conquista a dar ampla publicidade a esta campanha que estimula às mulheres a realizarem exames periódicos de mamografia e o auto exame. O câncer de mama é o que mata mais mulheres no Brasil, tendo na Bahia em 2016, 2.760 casos.

A expectativa da vereadora com o seu projeto de lei é de se criar em Vitória da Conquista um hospital que tenha atendimento hospitalar em todos os seus tipos de doenças para a mulher, como referência ao hospital de atendimento hospitalar que foi criado em Salvador, o hospital da mulher desde de janeiro de 2017, com capacidade de atender 9.000 pessoas por mês. Ainda solicitou que toda a comunidade de Vitória da Conquista , independente de ser mulher ou homem se aliem a essa causa e orientem a às mulheres, a realizarem o exame e a manter hábito de vida saudável, pois essa guerra só será vencida se todos estiverem unidos em prol da saúde da mulher.

Os comentários estão encerrados.