Simulado Nacional de Eleição testará dispositivo de votação biométrica na Bahia

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Política, Sudoeste | Data: 05 set 2014

Tags:, ,

Da Redação

Estão aptas a participarem do simulado duas cidades da região Sudoeste: Cândido Sales e Encruzilhada.

votação biométricaO Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza entre os dias 5 e 13 de setembro o II Simulado Nacional de Eleição com o objetivo de preparar e testar os sistemas eleitorais que serão utilizados no primeiro turno das Eleições Gerais, em outubro. O diferencial dessa etapa é que as Zonas Eleitorais (ZE) que fizeram o recadastramento biométrico estão convidando eleitores de uma seção para participar do simulado, a fim de conferir a funcionalidade do dispositivo de identificação biométrica.

De acordo com o Coordenador de Eleições do TRE-BA, Maurício Amaral, no dia 4 de setembro os softwares foram liberados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para todos os Regionais do País. Hoje, os Chefes de Cartório das 205 Zonas Eleitorais da Bahia poderão baixar e instalar os programas, além de gerar as mídias e dar cargas dos dados nas urnas eletrônicas. As ZEs também deverão escolher um dia, entre 6 e 8 de setembro,  para realizar a votação nas urnas, para então no dia 9/9 transmitirem em conjunto os resultados para o TRE.

Votação em sistema biométrico:

Desde 2010, os eleitores da cidade de Pojuca/BA, sede da 200ª ZE, votam utilizando o dispositivo de identificação biométrica, que tem por propósito dar mais segurança ao voto do cidadão. Em 2013, o procedimento avançou para 29 municípios do interior do estado. A previsão é que, na Bahia nas Eleições Gerais de 2014, 413.196 eleitores utilizem as digitais para serem identificados nas seções eleitorais, antes da escolha de seus candidatos nas urnas. Para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos e sistemas eleitorais no dia do pleito, a Justiça Eleitoral convidará cerca de 40% dos eleitores de uma seção, de cada Zona Eleitoral do estado, para participar do simulado. Quem for convidado para participar da votação simulada, deverá levar um documento de identificação com foto, a exemplo de RG ou carteira profissional. Com informações Site/TER-BA.

Os comentários estão encerrados.