Sisu, Prouni, Fies: veja o calendário de programas que usam a nota do Enem

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Brasil, Educação, Geral | Data: 17 jan 2020

Tags:, , ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_e2_piscina-3.gif

Fonte:gauchazh

A corrida por uma vaga no nível superior já começou. O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira (17) as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

O exame é a maior porta de entrada para as universidades públicas e privadas do Brasil e para algumas instituições em Portugal. Com todas essas possibilidades, é importante se informar sobre as opções que a nota da prova oferece.

Fique atento ao calendário dos programas que usam a nota do Enem:

Entre os dias 21 e 24 de janeiro, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre suas inscrições para os candidatos do Enem 2019. Nele, instituições públicas de ensino superior — universidade federais e algumas estaduais — oferecem vagas para os mais variados cursos. Essas vagas são referentes ao primeiro semestre do ano. Para quem quiser ingressar em alguma instituição no meio do ano, existe uma nova seleção em junho.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa idealizado pelo MEC para facilitar o ingresso de estudantes no ensino superior por meio do financiamento dos custos da universidade. Além da análise socioeconômica, outro critério para um candidato conseguir financiamento estudantil é ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010. Os estudantes não podem zerar a redação e precisam atingir uma nota mínima de 450 em cada uma das disciplinas específicas. Nesse ano, as inscrições abrem a partir do dia 5 de fevereiro. 

Sobre o Sistema de Ensino pH

O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro.  Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular.  O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.

Entrar em uma universidade em Portugal

Atualmente, 46 instituições de Portugal permitem estudantes brasileiros utilizarem a nota do Enem como chave de acesso.

Os comentários estão encerrados.