Taxa de inadimplência recua 15% em 2009, aponta SPC

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 06 jan 2010

Folhapress

A inadimplência diminuiu 14,9% em 2009 na comparação com o ano anterior, aponta análise divulgada nesta quarta-feira pelo SPC (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas). Considerando apenas o mês de dezembro, o índice teve uma redução de 4,5% em relação a novembro.

De acordo com Roberto Alfeu, presidente do SPC Brasil, o bom resultado do ano se explica pelo aumento da renda do brasileiro e pela expansão do crédito. “Incentivos do governo, baixando IPI, gerando emprego, impulsionaram a redução da inadimplência”, completou.

Em dezembro, o nível de inadimplência está 3,02% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, indicou o levantamento, que analisou mais de 150 milhões de CPFs em todo o país.

De acordo com a CNDL, o Natal impulsionou os bons resultados do mês. Dezembro apresenta aumento de fluxo de recursos sazonal, estimulado pelo 13º salário e pelo aumento de contratações temporárias. Esses fatores deixam o brasileiro menos vulnerável à inadimplência, segundo a pesquisa.

O número de consultas ao SPC no ano aumentou 3,07%. De novembro para dezembro, o crescimento foi de 19,56%. Na comparação com dezembro de 2008, houve alta de 5,06%.

O número de cancelamentos de registros de consumidores que regularizaram seus débitos seguiu a mesma tendência, aumentando 5,36% em relação a novembro, e 7,92% em relação a dezembro de 2008.
As mulheres responderam por 55,79% das pessoas registradas no SPC, mas também representaram 56,26% das regularizações.

Escreva um Comentário

Faça o login para publicar um comentário.