TRE-BA e Prefeitura de Conquista firmam convênio para recadastramento biométrico de eleitores

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 30 maio 2017

Tags:, , ,

Da Redação


Na manhã desta terça-feira (30), está acontecendo na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista uma solenidade para oficializar o convênio entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a prefeitura da cidade, para a revisão dos eleitores do município, por meio do recadastramento biométrico. Marcam presença no evento, o desembargador José Edivaldo Rotondano, atual presidente do TRE-BA, e o prefeito Herzem Gusmão.

De acordo com o desembargador, atualmente, Vitória da Conquista tem 228 mil eleitores, mas apenas 16% desse total já realizou o recadastramento biométrico. Segundo ele, até o dia 31 de janeiro de 2018, todos os eleitores precisam participar do recadastramento biométrico, por isso é importante a cooperação e o apoio da prefeitura, que está cedendo 40 servidores para auxiliarem no atendimento aos eleitores.

Entre outras coisas, o eleitor que não fizer biometria terá o títullo cancelado e perde direito a voto, por isso, o prefeito Herzem Gusmão ressaltou a importância da prefeitura está envolvida diretamente com o recadastramento biométrico. “Temos que trabalhar juntos, porque não podemos perder mais de 30% dos nossos eleitores já na próxima eleição”, afirmou o prefeito.

A ação pretende oferecer mais segurança ao processo eleitoral. Além disso, o objetivo é compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros. Em Vitória da Conquista,  a meta é recadastrar pelo menos mil eleitores por dia, até o prazo final.

Os comentários estão encerrados.