Unidades de Saúde realizam dia D da campanha de combate às Hepatites Virais

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 29 jul 2021

Tags:, , ,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-e2-engenharia.gif

Nos últimos dias da Campanha do Julho Amarelo, que intensifica as ações de combate às Hepatites Virais, as unidades de saúde têm realizado dia D de testagens para detectar a doença em usuários que buscam a unidade para atendimentos de outros serviços.

Nesta quinta-feira (29), a Policlínica de Atenção Básica São Vicente (CAE II), no bairro São Vicente, montou um estande de testagem na porta da unidade e a equipe de saúde da Policlínica de Atenção Básica Admário Silva Santos, do bairro Brasil, em parceria com o Centro de Atenção à Vida (CAAV), realizou uma ação de testagem dentro do ponto de vacinação contra Covid-19 da Paróquia Rainha da Paz, onde ocorre a aplicação da segunda dose.

Dona Maria do Socorro Lima, 54 anos, foi à Paróquia Rainha da Paz para se vacinar com a 2ª dose e não perdeu a oportunidade de poder fazer o teste de diagnóstico das hepatites. “Estou feliz da vida! Dois procedimentos aqui hoje é uma riqueza. Tomei a minha segunda dose e ainda me testei. É uma doença assim que às vezes você pode ter, mas nem sabe, por falta de esclarecimento ou por falta de interesse mesmo”, comentou Socorro.

A diretora de Atenção Básica do município, Camila Ribas, pontuou que as hepatites são doenças silenciosas e ações de busca ativa como essa, ajudam a garantir o sucesso do tratamento. “É muito valiosa essa interação entre a Vigilância em Saúde, por meio do CAAV, e a Atenção Básica, principalmente para o diagnóstico das hepatites nas ações e fazer o máximo de captação possível desse público jovem adulto para podermos fazer os testes e, em casos positivos, iniciar o tratamento o mais rápido possível”, ressaltou a diretora.

As atividades de rastreamento das Hepatites Virais já estão inseridas nas rotinas das unidades durante todo o ano e no mês de campanha do Julho Amarelo, as equipes planejam suas ações para intensificar e fazer uma divulgação mais ampla para a comunidade sobre os riscos e prevenção das hepatites.

Os comentários estão encerrados.