Universidade Federal: governo precisa corrigir injustiça contra a cidade de Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Educação, Vit. da Conquista | Data: 06 dez 2013

Tags:, ,

da Redação

UFBA BQuando o Campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi implantado em Vitória da Conquista foi anunciado que a idéia era que logo seria transformado em uma Universidade Federal. Na época o ministro da Educação, Cristovão Buarque, sugeriu e foi acatado, o nome de Campus Avançado Anísio Teixeira em homenagem ao grande educador de Caitité.

A reitora Dora Leal, anunciou na manhã desta 5ª feira (5) essa possibilidade: “O processo já está no Conselho Universitário e a nossa expectativa é de que possamos dar entrada no MEC no próximo ano. E, quem sabe, em 2014 ou 2015, a Bahia ganhe mais uma universidade federal”, revelou em uma entrevista à Rádio CBN. Hoje é mais fácil transformar o campus da UFBA e uma Universidade Federal. A cidade possui estrutura bem superior a de outras  cidades do interior da Bahia.

Precisa agora do apoio do Governo Federal e em seguida o Congresso Nacional para que seja transformado em projeto de lei. Na atualidade o campus de Vitória da Conquista atende a 1500 alunos. Outras regiões chegaram depois da implantação do campus em Conquista e já implantaram as suas universidades.

As lideranças políticas precisam agir, principalmente o deputado federal Waldenor Pereira (PT), ex-reitor da Uesb e o deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) ex-professor da Uesb.

Os comentários estão encerrados.