UTI para Covid, sem respirador, só na Bahia

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde, Vit. da Conquista | Data: 21 jun 2020

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Resenha_Vermelho_600x65.gif

da Redação

Pense num absurdo, na Bahia tem Precedente! (Otávio Mangabeira)

Igor Oliveira
Igor Oliveira. Foto: Blog do Massinha

Pense num absurdo, na Bahia tem Precedente! O autor desta frase, foi o ex-Governador da Bahia, Otávio Mangabeira, em 1950. A frase parece atual em função dos absurdos que acontecem em nosso Estado.

A frase do ex-governador, o povo proclama da seguinte maneira: Pense num absurdo, acontece na Bahia!

As declarações do secretário Fábio Vilas Boas (Sesab) foram alvo de críticas do técnico em enfermagem, Igor Oliveira, que é neto do saudoso médico, Altamirando da Costa Lima.

Ganhou grande repercussão, as declarações para Blog do Massinha, que foram dadas por Igor, que durante 14 anos, trabalhou na UTI do Hospital de Base. A experiência dele foi expressada no artigo que escreveu, e se espalhou nas redes sociais como rastilho de pólvora.

“Bom dia, surreal a nota do secretário de saúde do estado. Qualquer profissional da saúde tem ciência que um leito de UTI sem respirador é um leito desativado, inoperante, não pode e nunca foi considerado um leito ativo de UTI. Falo com ciência, pois tenho 14 anos de experiência em UTI. Ex: quando temos 10 leitos de UTI e 01 leito está sem ventilador, sempre é considerado que existem 09 leitos, pois não podemos nem admitir o paciente na UTI sem ventilador.

A explicação foi chula e enganosa, não cabendo em padrões técnicos. Quanto à informação que se presta: ‘o estado envia mais ventiladores’, acho que esses quando chegarem não teremos mais tempo de salvar vidas, familiares e amigos sofrem.

Como uma patologia que a principal complicação é a baixa saturação de oxigênio, motivo pelo qual se indica internação em UTI exatamente para que seja intubado, pode ter UTI exclusiva covid sem respirador???? Inacreditável a postura do secretário!!!”, revelou Igor ao Blog do Massinha.

As declarações foram dadas em função do problema com o HCC. Habilitado para 20 leitos de UTI, o hospital só dispõe de 10 respiradores. Outros dois são reservas.

O HCC tenta explicar o inexplicável. Por certo recebeu advertência da Sesab para declarar mais ABSURDOS.

Os comentários estão encerrados.