Vacina BCG está escassa em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 13 maio 2015

Tags:, , , ,


por Mateus Novais*

Vacina-BCGfoto: ilustrativa

A vacina BCG, aquela primeira que o recém-nascido recebe e deixa a marquinha no braço direito, deve ser feita ainda na maternidade, nas primeiras 12 horas do nascimento. A vacina protege o bebê contra diversas doenças, incluindo a tuberculose. Mas, acontece que a BCG está em falta em Vitória da Conquista.

A dificuldade de encontrar a vacina nos postos de saúde do SUS já ultrapassa um mês. Em nota, a Prefeitura diz que a falta da BCG não é uma exclusividade de Vitória da Conquista, que o problema vem acontecendo em todo o país por uma dificuldade na produção do laboratório credenciado ao SUS.

Com a falta no SUS, cresceu a procura em clínicas particulares, onde o valor da dose gira em torno de R$70. “Há uma procura enorme nas clínicas particulares e a vacina já está escassa no mercado”, explica a enfermeira Michelle Lacerda, proprietária de uma dessas clínicas. Esta escassez tem preocupado os pediatras, que garantem que o recém-nascido não pode ficar sem receber a BCG. “Se por alguma razão ela não for feita na maternidade, ela tem que ser aplicada o mais precocemente possível”, explica a Drª Carla Torres.

A Secretaria de Saúde do Estado confirmou o problema na produção da vacina e que por isso o repasse nos postos de saúde está sendo feito em menor quantidade. Mas o governo disse também que nessa terça-feira (12), um caminhão com a vacina foi enviado para Conquista no intuito de regularizar o estoque na cidade.

*Informações G1 Bahia

Os comentários estão encerrados.