Vazamento de Urânio em pó nas Indústrias Nucleares do Brasil em Caetité

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Geral, Sudoeste | Data: 22 out 2012

Tags:, ,

Da Redação

Uma falha em uma operação na mina de urânio da INB teria provocado o acidente. Funcionários da indústria estão preocupados com uma possível contaminação.

O incidente ocorreu na última quinta-feira (18). Uma falha em uma operação na mina de urânio da INB em Caetité derramou urânio em pó que estava sendo embalado em um tambor. Segundo a INB, após o incidente, um comunicado foi feito ao escritório local da Comissão de Energia Nuclear (CNEM), autarquia federal que regula, controla e fiscaliza a utilização do urânio.

Material radioativo, o urânio pode causar graves danos à saúde. Segundo informações de funcionários da indústria, os trabalhadores estariam preocupados com uma possível contaminação.

Por meio de nota, a INB informou ainda que o episódio foi um incidente no local de embalagem do concentrado de urânio e que o concentrado foi recuperado e a área limpa, retirando qualquer vestígio de material do local. A diferença está na informação da quantidade de material derramado. Segundo o sindicato dos trabalhadores da INB, a estimativa foi de um derramamento de 400 kg de urânio em pó. Já as Indústrias Nucleares do Brasil informaram que a quantia foi de 100 kg.

Os comentários estão encerrados.