Venda nos supermercados deve crescer entre 8% e 9% em 2010, diz Abras

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 28 jan 2010

Folhapress

As vendas reais dos supermercados deverão crescer entre 8% e 9% em 2010. A estimativa foi feita pelo presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumo Honda, durante apresentação dos resultados de 2009. Neste ano, a alta foi de 5,51% e, em 2008, ficou em 8,98%. “Deveremos ter uma evolução próxima a que vimos em 2008”, disse.

“O crescimento neste ano foi resultado de diversos fatores, como o aumento da renda dos trabalhadores e a recuperação do poder de compra, seja pelo aumento do salário mínimo ou pelos dissídios que estiveram, em sua maioria, acima da inflação”, avalia. Ele destaca ainda que houve o crescimento do crédito para pessoa física, permitindo o consumo de mais categorias de produtos.

Segundo ele, entre as razões para o bom desempenho projetado para 2010 está o crescimento da renda da população, que deverá continuar em alta. “Hoje, o cenário é exatamente inverso ao do ano passado, quando a incerteza era grande”.

O presidente da Abras afirma que o cenário macroeconômico do país é favorável. “O emprego está crescendo, temos uma expectativa de crescimento de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) e as exportações já começam a se recuperaram. Todos esses fatores deverão estimular o consumo”.

De acordo com Honda, os primeiros meses do ano costumam nortear o desempenho ao longo dele –os dados de janeiros, porém, ainda não estão consolidados.

Os comentários estão encerrados.