Vitória da Conquista conta desde maio com uma unidade do Núcleo de Acesso ao Crédito da FIEB que apoia empresários na contratação de crédito

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Vit. da Conquista | Data: 09 jul 2021

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-e2-engenharia.gif

Seis municípios do interior do Estado contam desde maio com um novo serviço da Federação Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/FIEB) está funcionando nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Barreiras e Juazeiro. A iniciativa faz parte das ações do Projeto de Apoio à Competividade das Micro e Pequenas Empresas na Bahia, desenvolvido pelas duas entidades, e marca a interiorização do acesso ao crédito e a ampliação do NAC/FIEB, que até então funcionava apenas em Salvador.

O objetivo do NAC é potencializar o acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas e assessorá-las para que tenham acesso a todas as informações, incluindo documentação, linhas de crédito disponíveis no mercado, dentre outras. Além disso, a FIEB realiza capacitações, distribui cartilhas informativas e atua na interlocução com as instituições financeiras parceiras.

A implantação de unidades do NAC/FIEB no interior chega em um momento crucial para os pequenos empreendimentos, face ao recrudescimento da crise econômica gerada pela pandemia. Ana Paula Almeida, gestora do NAC, destaca o papel do crédito para as micro e pequenas indústrias. “No atual contexto econômico, é crucial para suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial, na manutenção e expansão das atividades industriais”, lembra.

De acordo com Ana Paula, a necessidade de crédito se acentuou de maneira vertiginosa, ao mesmo tempo em que a dificuldade de acesso ao crédito tornou-se um dos principais entraves à sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos baianos.

O gerente da Unidade de Projetos Especiais Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, ressalta a importância de o empresário, aliado ao acesso a crédito, ter também acesso a capacitação para que possa aplicar o recurso da melhor maneira. “Sabemos da relevância do crédito para as micro e pequenas empresas, sobretudo nesse período de pandemia. Nesse sentido, a aproximação entre as instituições financeiras e o empresário é fundamental”, pontua.

Os comentários estão encerrados.