Vitória da Conquista recebe 5.600 testes rápidos para Covid-19; Mais 7 mil devem chegar nos próximos dias

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 04 maio 2020

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Resenha_Vermelho_600x65.gif

Secom/PMVC (Conteúdo)

5.600 testes chegaram hoje no município, e mais 7 mil devem chegar nesta semana

Como o próprio nome já sugere, a principal diferença entre o teste rápido e o teste tradicional é o tempo do resultado. Enquanto o exame comum leva de 48 a 72 horas para apresentar o diagnóstico, o resultado do teste rápido sai de 10 a 15 minutos. A segunda diferença é que, em vez de coletar secreções nasais ou orais, o teste rápido analisa uma gotícula de sangue do paciente, semelhante a um exame de glicemia capilar.

De acordo com a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, a testagem rápida representa um grande avanço na luta contra a Covid-19. “A gente consegue agora identificar aquelas pessoas que têm diagnóstico de Covid e também aqueles que já tiveram e estão curadas. A gente vai entender como está a curva de Conquista e, a partir daí, criar estratégias de como a gente pode trabalhar ao longo desse período”, explica.

Ainda de acordo com a secretária, além desses 12.600 testes que estarão disponíveis nesta semana, o Município espera receber novo lote do Governo Federal e também fazer mais aquisições próprias. Dessa forma, em um segundo momento, a testagem será estendida a outras categorias profissionais que estão atuando em serviços essenciais na cidade.

Além disso, também serão testados pacientes que estão em monitoramento pela Secretaria de Saúde e apresentam sintomas gripais há mais de sete dias.

“Este é o primeiro caminho e ideal para proteger a população da pandemia, junto com o isolamento social. Massificar a testagem para o diagnóstico da Covid 19 é a maneira mais eficaz para achatar a curva de disseminação do vírus no nosso município. Dessa forma, conseguiremos identificar os infectados e isolá-los, para evitar a transmissão”, destaca Ramona.

Os comentários estão encerrados.