Zona Azul entrará em funcionamento na próxima segunda (13); entenda

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 09 abr 2015

Tags:, ,

por Mateus Novais
foto: divulgação

IMG_1102A data do funcionamento do sistema rotativo de estacionamento público em Vitória da Conquista (Zona Azul) foi antecipada. A partir da próxima segunda-feira (13), não mais no dia 15, como havia anunciado, os motoristas que quiserem estacionar no centro da cidade terão que ficar atento às novas regras.

Os cartões magnéticos da empresa Expark, vencedora da licitação para administração das vagas, já estão sendo comercializados por R$ 10. Até o momento, a venda está sendo realizada apenas pelos monitores espalhados pela cidade. Segundo a empresa, quem adquirir o cartão até o dia 30 de abril, ganhará um bônus de 450 minutos (7h30m). Após esta data, os cartões continuarão sendo vendidos pelo mesmo valor, mas com 120 minutos de crédito.

Funcionamento

O usuário adquire os créditos, por meio de cartão eletrônico ou depositando moedas na máquina. Após estacionar, a pessoa terá que se dirigir ao parquímetro e informar o número da vaga e o tempo que irá utilizá-la (tempo mínimo: 20 minutos; tempo máximo: 2 horas). A máquina emitirá um comprovante com o valor do pagamento e o tempo de duração. A pessoa deverá deixar esse comprovante fixado no painel do carro ou da moto, de forma visível, para facilitar a fiscalização.

Após o término do tempo, o proprietário terá alguns minutos de tolerância para retirar o veículo. Se o usuário que pagou com moeda não utilizar todo o tempo informado, perderá o restante do valor. Já o usuário que utiliza o cartão tem a opção de parar a contagem dos créditos no próprio parquímetro.

O cidadão que descumprir as regras, como ultrapassar o tempo máximo de estacionamento, será autuado pelos agentes municipais de trânsito e o veículo poderá ser removido, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

Os comentários estão encerrados.